Character Designer – Experimento com IA
6 de março de 2025
Da série: fazendo um favor aos amiguinhos!
Certo dia um amigo com quem jogo RPG criou uma raça de criaturas para um homebrew (regras da casa) de D&D, mas ele não conseguiu encontrar quase nada que fosse parecido com o que ele tinha em mente, além da imagem de uma miniatura para jogo que serviu de inspiração para criar a raça nova (primeira imagem de referência).
Ele então veio até mim perguntando se eu podia fazer algo para ele poder ilustrar a criatura, e como era algo sem nenhum compromisso comercial, decidi fazer um testes juntando material gerado por IA Generativa (Criador de imagens do Microsoft Bing). A referência era uma criatura aquática humanóide já existente no sistema, porém evoluída de um peixe-lanterna abissal, porém com uma aparência maior de um anfíbio monstruoso do que uma criatura com cara de peixe.
Com base na referência criei um Prompt:
“Uma criatura aquática humanoide inspirado no peixe-lanterna abissal, pele escamosa e aspecto reptiliano que anda curvado, com dentes enormes, olhos negros e um iscador bioluminescente na cabeça. Corpo musculoso e robusto, garras afiadas, cauda com barbatanas e espinhos, roupas primitivas e acessórios enferrujados. imagem de corpo inteiro”
A partir dele foram geradas alternativas que se encaixavam no que era desejado, para depois através de Fotomontagem e Pintura Digital ajustar a criatura conforme o desejado na demanda.
Uma vez que a criatura estava de acordo com o desejado e as descrição do texto do homebrew, foi preciso integrar a criatura – nomeada Drakkar – em um cenário, que no caso o escolhido foi um pântano, que foram geradas alternativas partir de uma referência visual, usando a Playground IA.
Em seguida bastou escolher um dos cenários gerados em que a criatura melhor se encaixava, fazer correções na pintura e tratar a iluminação, para integrar a imagem do Drakkar ao cenário escolhido, e então a imagem estava pronta para ser usada no material do homebrew.